
Implementação de Projetos com Impacto
Código
1459
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Afonso Reis
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Estruturação, análise, diagnóstico e resolução de problemas (problem solving)
Gestão de projectos
Comunicação, trabalho em equipa e relação com o cliente
Interpessoais como gestão do tempo ou resiliência.
Consolidar conhecimentos e ferramentas através da sua aplicação prática.
Desenvolver uma atitude e comportamentos essenciais para a vida profissional.
Proporcionar aos alunos uma experiência que aumenta o seu autoconhecimento a nível de competências e preferências, tanto a nível profissional como pessoal.
A postura incutida aos alunos é representativa das exigências do mundo do trabalho.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Módulo 1 - Introdução à disciplina Módulo 2 - Diagnóstico e análise de Cliente e definição da Proposta de Valor Módulo 3 - Gestão de Projecto, Planeamento e Gestão de Recursos Módulo 4 - Gestão da Inovação Módulo 5 - Elaboração de Modelo Financeiro e Orçamento
Bibliografia
?Cadernos Teóricos e apresentações Power Point das Aulas Teóricas e Práticas
?Business Model Generation
?The Pyramid Principle
?Smart Donours
Método de ensino
Esta cadeira terá aulas teóricas e práticas e segue uma metodologia de project based learning, estudo de caso e educação não-formal. A participação activa nas aulas teóricas e práticas é essencial.
Aulas Teóricas
Os alunos aprendem as ferramentas de que necessitam para planear e executar o seu projecto e são também expostos a diferentes exemplos de organizações e empresas sociais. Os alunos terão acesso aos Cadernos Teóricos ou introdutórios na semana anterior para permitir aulas mais interactivas, bem como a possibilidade de trazerem já questões ou dúvidas. Alguns módulos teóricos serão dados por oradores convidados, Accenture ou outros. Os alunos devem aproveitar para colocar questões sobre a matéria ou do seu interesse profissional/pessoal, sempre que assim o entenderem.
Aulas práticas
A participação activa em todas as aulas é essencial. Na primeira metade do semestre pretende-se consolidar as ferramentas aprendidas pela aplicação e experimentação. Na segunda metade as aulas práticas são obrigatórias mas disponibilizadas para os alunos trabalharem em grupo.
A realização dos trabalhos de casa é obrigatória. A sua realização é essencial para preparar as aulas práticas e respectivos debates. Os trabalhos de casa terão de ser submetidos (no moodle) apenas em alguns casos.
Método de avaliação
(i)Aulas práticas: 20%
(ii)Apresentação intermédia do projecto: 20%
(iii)Apresentação final do projecto: 40%
(iv)Exame escrito: 20%.