Nova School of Business and Economics

Economia da Educação

Código

2134

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Ana Maria S. Balcão Reis Peão da Costa

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O objetivo deste curso é aplicar conceitos e instrumentos económicos para a análise de questões atuais da Política de Educação. O curso combina teoria económica (a nível micro e macro) com alguma econometria e literatura institucional para tratar de problemas de educação. Além da teoria e da análise empírica das questões envolvidas uma atenção especial será dedicada a questões políticas. O curso é sobre os níveis primários e secundários da educação.

Pré-requisitos

Conteúdo

Bibliografia

Método de ensino

A cada semana os alunos são expostos a duas palestras (1,5 horas cada). As palestras são utilizadas para apresentar e discutir as teorias económicas e políticas. Espera-se que os estudantes participem ativamente nessas discussões. Todas as informações sobre o curso e os slides usados em sala de aula serão postadas no Moodle. Os alunos devem olhar para estes antes da aula.

Método de avaliação

-3 Conjuntos de problemas: para serem feitos em grupos de 2 ou 3 alunos. Estes têm um peso de 15% na nota final (as datas de entrega).

-1 Post e um comentário em outro post em blog dos mestres http://novaworkboard.wordpress.com: o cargo deve ter um máximo de 500 palavras. Este deve estar relacionado com os temas discutidos no curso, deve ser relevante e as opiniões expressas devem ser bem enraizadas em dados empíricos, ou resultados teóricos.

O post e o comentário devem ser entregues no início da classe em papel e introduzido no blogue dos Mestres depois de serem revistos. Estes têm um peso de 15% na nota final. A apresentação oral de um trabalho de pesquisa: é para ser feita em grupos de 2 ou de 3 alunos. Os alunos podem expressar as suas preferências entre uma seleção de trabalhos que serão distribuídos.

Levando em conta as preferências, um papel será atribuído a cada grupo de alunos. As apresentações serão feitas nas duas últimas aulas e devem demorar 15 minutos cada. Este segmento da avaliação tem um peso de 15% na nota final. Exame final- contribui para o grau final com um peso de 55%. A nota mínima é de 8 valores.

O exame final é sobre...

Cursos