Nova School of Business and Economics

Economia da Saúde

Código

2135

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Pedro Luís Oliveira Martins Pita Barros

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Os alunos devem tomar conhecimento das caraterísticas especiais do setor dos cuidados de saúde. Eles devem ser capazes, no final do curso, de discutir as principais questões políticas no setor da saúde, bem como para fornecerem análises económicas para tratarem de questões específicas.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

As caraterísticas particulares do setor dos cuidados de saúde. A procura de cuidados de saúde. Os problemas de informação na área da saúde: a demanda e as agências com relações induzidas pelo fornecedor. O lado da oferta dos cuidados de saúde: hospitais como organizações especiais, listas de espera e tempos de espera. Prestação de cuidados primários: referências e gatekeeping, prestação pública e privada de cuidados de saúde, mercados farmacêuticos, equidade, avaliação económica (breve introdução).

Bibliografia

Recursos

Uma lista detalhada de leituras por classe será fornecida através da página Web do curso. O Moodle será usado como a principal ferramenta de comunicação com os alunos. Os conjuntos de problemas, leituras e avisos sobre o curso serão fornecidos através do Moodle.

Pedro Pita Barros, Economia da Saúde - Conceitos e Comportamentos, Livraria Almedina, 3ª Edition, 2013. (Portuguese) [PPB]

Pedro Pita Barros and Xavier Martinez-Giralt, Health Economics - an industrial organization approach. Routledge. 2011. [BMG] (English)

J. Newhouse and A. Culyer, editors, Handbook of Health Economics, 2 volumes, North-Holland, 2000. [HHE] (English) Selected chapters.

A more introductory level book is Folland, Goodmand and Stano, The Economics of Health and Health Care, 5th edition, Pearson, 2007. [FGS] (English)

Em algumas palestras posso fornecer leituras adicionais. Você pode escolher as versões em português ou inglês da lista de leitura. Eles são essencialmente equivalentes e são fornecidos como alternativas. As notas de aula serão importantes, mas cada aluno deve ir além delas no seu estudo.

A página web do curso na intranet (Moodle) é usada como a principal ferramenta de comunicação sobre o curso.

Método de ensino

O curso terá uma mistura de sessões ex-cathedra, as experiências em sala de aula, discussões em classe, sendo que os alunos irão levar para casa questões de resolução de problemas.

Método de avaliação

O Exame final é obrigatório e conta para 50% da nota final. Para concluírem o curso os alunos têm de ter uma nota igual ou superior a 8 valores. Os alunos terão de entregar um relatório individual com prazo ainda não estipulado, e que conta com 40% da nota. Na classe a participação pode conduzir a um ajustamento da nota final de até mais ou menos 2 pontos. Os alunos são obrigados a participarem num blog, com 3 entradas ao longo do semestre, sobre temas relacionados com materiais de classe, e contará 30% da nota. O pior de 10% da nota do aluno será descartada.

As regras gerais da Universidade aplicar-se-ão em caso de desonestidade académica e em qualquer situação não prevista no texto acima.

Cursos