Nova School of Business and Economics

A Economia da Agricultura e do Ambiente

Código

2166

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Fernando Júlio Viana de Brito Soares

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O curso expõe o estudante ao uso das principais ferramentas políticas aplicadas às questões específicas do setor agrícola. É dada especial atenção à Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia (UE). O curso aborda também a relação entre agricultura e meio ambiente e suas implicações económicas.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

I. Introdução
II. Agricultura e a Economia
III. Política Agrícola
IV. A Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia
V. A PAC para 2014/2020
VI. Agricultura do Meio Ambiente

Bibliografia

Hill, Band Ingersent K. (1977) - An Economic of Agriculture, Macmillan, London (ch 13)

Comissão Europeia (1997) - Agenda 2000: para uma União Reforçada e Alargada

Ritson, C. and Harley, D. (1997) - The Common Agricultural Policy, Cab International Oxfordshire (ch1, 3 and 16)

European Comission (2010) - Agriculture in the European Union: Statistical and Economic Information

Soares, F. B. (2005) - An Alternative Scheme to Compute the Common Agricultural Policy Direct Payments to Farmers, Working Paper # 9/2005, International Centre for Economic Research, Turin

European Commission - Com (2011) 625 final/2, Brussels 19.10.2011

European Commission - Com (2011) 626 final/2, Brussels 19.10.2011

European Commission - Com (2011) 627 final/2, Brussels 19.10.2011 Cooper, Joseph (ed) (2005) - Global Agricultural Policy Reform and Trad Environmental Gains and Losses, Elgar, Cheltenham, UK (ch2)

Soares, F. B and Ronco R. (2005) - The Common Agricultural Policy and The Green House Gas Emissions, Working Paper # 17/2005, International Centre for Economic Research, Turin

Dinar, A. and Mendelsohn, R. (ed) (2011) - Handbook on Climate Change and Agriculture, Edward Elgar, Cheltenham, UK (ch. 11 and 12)

Método de ensino

Os alunos são supostos a assistir às palestras, a fim de ser capaz de acompanhar a discussão de questões políticas e seguir a apresentação de modelos teóricos.

Método de avaliação

Exame escrito final obrigatório (70%); O restante 30% será acordado com os alunos, dependendo da matrícula.

Cursos