Nova School of Business and Economics

Análise Macroeconómica

Código

2174

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7

Professor responsável

António Miguel Amoedo Lebre de Freitas

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O objetivo deste curso é motivar os alunos com o uso de ferramentas analíticas simples para interpretar e discutir os problemas macroeconômicos atuais, bem como o papel das políticas na abordagem desses problemas. A abordagem orientada para o mundo real se materializará com a discussão de artigos não técnicos.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

1 - Introdução: a história da macroeconomia;

2 - Consumo, investimento e conta corrente;

3 - As imperfeições do Mercado Financeiro;

4 - Fluxos de Capitais e da taxa de câmbio real;

5 - Aspetos Fiscais de regimes de taxa de câmbio;

6 - Crise da dívida soberana;

7 - Política de controvérsias.

Bibliografia

O curso irá basear-se em diferentes livros e artigos, dependendo do tópico. As referências que contêm a maior parte do material são:

  • [SUW] Schmitt-Grohé, Uribe, M., Woodford, M, 2015. International Macroeconomics.

  • Para tópicos específicos também usaremos:

  • [SL] Sachs, J., Larrain, F., Macroeconomics in the global economy. Prentice Hall, 1993.
  • [W] Williamson, S., Macroeconomics. Pearson, 5th edition.
  • [PM] Montiel, P. 2003. Macroeconomics in Emerging Markets. Cambridge.
  • [CV] Végh, 2015. Open Economy Macroeconomics in Developing Countries, MIT Press.
  • Alguns artigos para discussão serão selecionados da publicação Finance e Development do FMI, disponível http://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/fda.htm, from VoxEU.org (http://www.voxeu.org/), the Project Syndicate, Paul Krugman and others.

    Método de ensino

    O ensino inclui avaliações de modelos já introduzidos na macro de graduação, bem como a introdução de outras ferramentas simples. As sessões incluem palestras formais, resoluções de exercícios e discussões de artigos.

    Método de avaliação

    A participação da classe, escrita de um artigo no Nova Work board (10%)*, duas avaliações intercalares (60%), e um exame final (30%).

    *Artigos (apenas um por grupo) têm que ser assinados por dois estudantes, e abordados no curso. Os artigos serão avaliados, tendo em conta a qualidade da discussão técnica e a capacidade do aluno para aplicar as teorias aprendidas no curso.

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