
Economia do Desenvolvimento
Código
2176
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7
Professor responsável
Pedro C. Vicente
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso dará aos alunos uma visão geral da pesquisa atual sobre economia de desenvolvimento. Tanto a teoria quanto os empíricos serão abordados, com um forte foco aplicado.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Neste processo, irá introduzir os principais métodos de avaliação utilizados na medição do impacto das intervenções de desenvolvimento. O curso também visa oferecer habilidades de pesquisa básica, pois dará ao aluno a perspectiva de um pesquisador neste campo.
Bibliografia
Banerjee, Abhijit V., e Esther Duflo (2011), Poor Economics: A Radical Rethinking da forma de combater a pobreza global, Assuntos Públicos; Collier, Paul (2007), The Bottom Billion: Por que os países mais pobres estão falhando e o que pode ser feito sobre isso, Oxford University Press; Collier, Paul (2009), Guerras, Armas e Votos: Democracia em Lugares Perigosos, HarperCollins Publishers;
Easterly, William (2006), The White Man´s Burden: Por que os esforços do Ocidente para ajudar o resto fizeram tanto mal e tão pouco bom, Penguin Press;
Sachs, Jeffrey D. (2005), O Fim da Pobreza: Possibilidades Econômicas para o Nosso Tempo, Penguin Press.
Método de ensino
Haverá duas classes de 1 hora e 20 minutos por semana, com base em parte em slides e notas de quadro-negro. Para cada tópico será dada uma visão geral das questões teóricas e empíricas, e alguns exemplos retirados de pesquisas recentes serão estudados em maior detalhe. A participação dos alunos será fortemente encorajada a fomentar a discussão. Trabalho escrito individual irá incentivar os alunos a ganhar habilidades de pesquisa.
Método de avaliação
O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. Seu peso na nota final pode ser entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir em participação em aula, exames de meio termo, em testes de classe, etc. Em geral, a avaliação escrita em aula (exame final, a meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%.
Apresentação de um trabalho de pesquisa (20% da nota): A ser feito em grupos de 5/6 (dependendo do tamanho da turma) por aproximadamente 30 minutos (apresentação de 20 minutos, discussão de 10 minutos). Cada grupo preparará slides que serão publicados no site da turma. A apresentação deve: fornecer motivação para a questão de pesquisa e destacar os principais resultados, (ii) produzir uma apresentação clara e organizada de teoria e evidência (se aplicável), (iii) criticar os resultados, (iv) Perguntas da classe. Escrever duas propostas para projetos de pesquisa (30% da nota): A ser feito individualmente. Cada aluno preparará duas propostas de pesquisa de 5 páginas (tamanho de fonte 12pp). Cada um deve incluir: (i) questão de pesquisa, (ii) motivação relacionada à literatura, incluindo teoria (se aplicável), (iii) método empírico utilizado (por exemplo, experiência de campo, experiência de laboratório, experimento natural, variáveis instrumentais) Detalhes de medição, nomeadamente as principais variáveis de resultado.
Importância da questão de pesquisa, escolha apropriada do método e viabilidade do projeto serão critérios importantes na avaliação das propostas de pesquisa. Por favor, envie-me (por e-mail) a primeira proposta de pesquisa até 24 de outubro e a segunda até 12 de dezembro.
Participação em aula (10% da nota): Todos os alunos são obrigados a ler os artigos com antecedência e a comentar as apresentações e tópicos durante a aula.
Exame final (40% da nota).