Nova School of Business and Economics

Economia do Desenvolvimento

Código

2176

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

7

Professor responsável

Pedro C. Vicente

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso dará aos alunos uma visão geral da pesquisa atual sobre economia de desenvolvimento. Tanto a teoria quanto os empíricos serão abordados, com um forte foco aplicado.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

Neste processo, irá introduzir os principais métodos de avaliação utilizados na medição do impacto das intervenções de desenvolvimento. O curso também visa oferecer habilidades de pesquisa básica, pois dará ao aluno a perspectiva de um pesquisador neste campo.

Bibliografia

Banerjee, Abhijit V., e Esther Duflo (2011), Poor Economics: A Radical Rethinking da forma de combater a pobreza global, Assuntos Públicos; Collier, Paul (2007), The Bottom Billion: Por que os países mais pobres estão falhando e o que pode ser feito sobre isso, Oxford University Press; Collier, Paul (2009), Guerras, Armas e Votos: Democracia em Lugares Perigosos, HarperCollins Publishers;

Easterly, William (2006), The White Man´s Burden: Por que os esforços do Ocidente para ajudar o resto fizeram tanto mal e tão pouco bom, Penguin Press;

Sachs, Jeffrey D. (2005), O Fim da Pobreza: Possibilidades Econômicas para o Nosso Tempo, Penguin Press.

Método de ensino

Haverá duas classes de 1 hora e 20 minutos por semana, com base em parte em slides e notas de quadro-negro. Para cada tópico será dada uma visão geral das questões teóricas e empíricas, e alguns exemplos retirados de pesquisas recentes serão estudados em maior detalhe. A participação dos alunos será fortemente encorajada a fomentar a discussão. Trabalho escrito individual irá incentivar os alunos a ganhar habilidades de pesquisa.

Método de avaliação

O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. Seu peso na nota final pode ser entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir em participação em aula, exames de meio termo, em testes de classe, etc. Em geral, a avaliação escrita em aula (exame final, a meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%.

Apresentação de um trabalho de pesquisa (20% da nota): A ser feito em grupos de 5/6 (dependendo do tamanho da turma) por aproximadamente 30 minutos (apresentação de 20 minutos, discussão de 10 minutos). Cada grupo preparará slides que serão publicados no site da turma. A apresentação deve: fornecer motivação para a questão de pesquisa e destacar os principais resultados, (ii) produzir uma apresentação clara e organizada de teoria e evidência (se aplicável), (iii) criticar os resultados, (iv) Perguntas da classe. Escrever duas propostas para projetos de pesquisa (30% da nota): A ser feito individualmente. Cada aluno preparará duas propostas de pesquisa de 5 páginas (tamanho de fonte 12pp). Cada um deve incluir: (i) questão de pesquisa, (ii) motivação relacionada à literatura, incluindo teoria (se aplicável), (iii) método empírico utilizado (por exemplo, experiência de campo, experiência de laboratório, experimento natural, variáveis ​​instrumentais) Detalhes de medição, nomeadamente as principais variáveis ​​de resultado.

Importância da questão de pesquisa, escolha apropriada do método e viabilidade do projeto serão critérios importantes na avaliação das propostas de pesquisa. Por favor, envie-me (por e-mail) a primeira proposta de pesquisa até 24 de outubro e a segunda até 12 de dezembro.

Participação em aula (10% da nota): Todos os alunos são obrigados a ler os artigos com antecedência e a comentar as apresentações e tópicos durante a aula.

Exame final (40% da nota).

Cursos