Nova School of Business and Economics

Economia Política

Código

2184

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Pedro Magalhães

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O objetivo deste curso é familiarizar os alunos com o que se sabe sobre a relação entre a economia e as atitudes políticas e comportamentos dos públicos em massa. É um itinerário através de algumas das ciências da economia política, e dos estudos políticos sobre estas questões, que abrangem:
- A relação entre diferentes aspetos do desempenho económico e político incumbente do apoio;
- A medida em que essa relação é afetada por fatores institucionais e outras que dão forma à atribuição da política e da responsabilidade política;
- A medida em que as preferências políticas dos eleitores são afetadas (e por sua vez afetam) económica e politicamente;
- E, finalmente, como aspetos do contexto económico mais amplo de uma política afeta as atitudes e valores dos cidadãos.

Pré-requisitos

Inglês razoavelmente bom e Econometria básica.

Conteúdo

Liste os principais tópicos abordados no curso:
* O apoio político e da economia: a função básica
* Teorias Partisan
* Retrospetiva vs. eleitores potenciais
* Clareza de responsabilidade para a economia
* Os problemas com a perceção da economia
* Políticas e preferências
* As consequências políticas de desenvolvimento e desigualdade

Bibliografia

Preliminares:
Mueller, J. E. 1970.Presidential popularity from Truman to Johnson. The American Political Science Review 64 (1): 18-34.
Wright, John R. 2012. Unemployment and the Democratic Electoral Advantage. American Political Science Review 106 (04): 685-702.
MacKuen, Michael B., Robert S. Erikson, and James A. Stimson. 1992. Peasants or Bankers
The American Electorate and the U.S.Economy. The American Political Science Review 86 (3): 597-611.
Whitten, G. D., and H. D. Palmer. 1999. Cross-national analyses of economic voting. Electoral Studies 18 (1): 49-67.
Hellwig, Timothy T. 2001. Interdependence, Government Constraints, and Economic Voting.
The Journal of Politics 63 (04): 1141-1162.
Evans, G., and M. Pickup. 2010. Reversing the Causal Arrow: The Political Conditioning of Economic Perceptions in the 2000-2004 US Presidential Election Cycle. The Journal of Politics 72 (4): 1236-1251.
Soroka, Stuart N., and Christopher Wlezien. 2005. Opinion Policy Dynamics: Public Preferences and Public Expenditure in the United Kingdom. British Journal of Political Science 35 (04):
665-689.
Welzel, Christian, Ronald Inglehart, and Hans-Dieter Kligemann. 2003. The theory of human development: A cross-cultural analysis. European Journal of Political Research 42 (3):
341-379

Método de ensino

O curso será dado através de catorze sessões de palestras, na sequência de uma abordagem teórico-prática. Enquanto uma das sessões da semana concentrar no tratamento geral de cada uma das sete grandes temas, a outra sessão será envolvida numa análise detalhada de um estudo de referência especial e/ou os dados sobre o qual se baseia. É essencial que os alunos se preparem para as classes fazendo leituras e/ou exercícios a cada semana recomendadamente.

Método de avaliação

A classificação final do curso será baseada em ambos os trabalhos individuais e em grupo (sem exame). A avaliação baseia-se no seguinte:
A. ensaio final para descrever um projeto de pesquisa sobre o tema do curso (50%).
B. trabalho individual ou de grupo, dependendo do tamanho da classe (25%).
C. participação nas discussões em aula (25%).

O trabalho escrito individual não pode contar para menos de 50% da nota final. O exame final escrito não pode contar mais do que 70% da nota final. Por favor, indique se o exame final em o curso será obrigatório.

Cursos