
Teoria do jogo
Código
2185
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Alexander Coutts
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso apresenta, num nível intermédio, os conceitos e ferramentas para a análise de situações onde problemas de decisão de vários atores são interdependentes, e alguns atores possuem mais informação do que os outros. Questões típicas envolvem a análise das crenças dos atores ao longo do tempo e o uso estratégico da informação. O foco do curso é simples, mas rigoroso no tratamento dos fundamentos teóricos e nos conceitos de equilíbrio. Muitas aplicações para a economia e gestão são discutidas. Se o tempo permitir, noções básicas da teoria cooperativa dos jogos super modulares também serão apresentados.
Conteúdo- Refresco: jogos de forma estratégica e equilíbrio de Nash, jogos de forma extensa e equilíbrio de Nash subgame-perfeito; Jogos Bayesian e equilíbrio Bayes-Nash; Jogos dinâmicos, equilíbrio Bayesian-perfeito e equilíbrio sequencial; triagem, sinalização, design e mecanismo de leilões; Teoria dos jogos cooperativos; Jogos super modulares.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Jogos de forma estratégica e equilíbrio de Nash, jogos de forma extensiva e equilíbrio de Nash subjogo-perfeito; Jogos bayesianos e equilíbrio de Bayes-Nash; Jogos dinâmicos, equilíbrio Bayesiano-perfeito e equilíbrio seqüencial; Rastreio, sinalização, concepção de mecanismos e leilões; Teoria cooperativa dos jogos.
Bibliografia
Martin J. Osborne (2003), An Introduction to Game Theory, Oxford University Press.
Martin J. Osborne and Ariel Rubinstein, A Course in Game Theory, MIT Press. RECURSOS.
Slides e outros materiais serão distribuídos através do Moodle.
Método de ensino
Num curso de meio semestre, irão ser dadas aos alunos, palestras que contêm exposições de teorias e aplicações imediatas. Os alunos irão preparar as aulas fazendo leituras, resolvendo dois conjuntos de problemas para levarem para casa, e respondendo a questionários on-line semanalmente. Os alunos serão capazes de discutir o conteúdo do curso nos fóruns do Moodle.
Método de avaliação
-Exame final- 50% (nota mínima 9 valores);
-Dois conjuntos de problemas- 30%;
-Participação em aula de 15%;
-Em linha interroga 5%.