Nova School of Business and Economics

Teoria do jogo

Código

2185

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Alexander Coutts

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso apresenta, num nível intermédio, os conceitos e ferramentas para a análise de situações onde problemas de decisão de vários atores são interdependentes, e alguns atores possuem mais informação do que os outros. Questões típicas envolvem a análise das crenças dos atores ao longo do tempo e o uso estratégico da informação. O foco do curso é simples, mas rigoroso no tratamento dos fundamentos teóricos e nos conceitos de equilíbrio. Muitas aplicações para a economia e gestão são discutidas. Se o tempo permitir, noções básicas da teoria cooperativa dos jogos super modulares também serão apresentados.

Conteúdo- Refresco: jogos de forma estratégica e equilíbrio de Nash, jogos de forma extensa e equilíbrio de Nash subgame-perfeito; Jogos Bayesian e equilíbrio Bayes-Nash; Jogos dinâmicos, equilíbrio Bayesian-perfeito e equilíbrio sequencial; triagem, sinalização, design e mecanismo de leilões; Teoria dos jogos cooperativos; Jogos super modulares.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

Jogos de forma estratégica e equilíbrio de Nash, jogos de forma extensiva e equilíbrio de Nash subjogo-perfeito; Jogos bayesianos e equilíbrio de Bayes-Nash; Jogos dinâmicos, equilíbrio Bayesiano-perfeito e equilíbrio seqüencial; Rastreio, sinalização, concepção de mecanismos e leilões; Teoria cooperativa dos jogos.

Bibliografia

Martin J. Osborne (2003), An Introduction to Game Theory, Oxford University Press.

Martin J. Osborne and Ariel Rubinstein, A Course in Game Theory, MIT Press.
RECURSOS.

Slides e outros materiais serão distribuídos através do Moodle.

Método de ensino

Num curso de meio semestre, irão ser dadas aos alunos, palestras que contêm exposições de teorias e aplicações imediatas. Os alunos irão preparar as aulas fazendo leituras, resolvendo dois conjuntos de problemas para levarem para casa, e respondendo a questionários on-line semanalmente. Os alunos serão capazes de discutir o conteúdo do curso nos fóruns do Moodle.

Método de avaliação

-Exame final- 50% (nota mínima 9 valores);
-Dois conjuntos de problemas- 30%;
-Participação em aula de 15%;
-Em linha interroga 5%.

Cursos