
Desenvolvimento de Novos Produtos
Código
2348
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Luís Filipe Lages
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
No curso de desenvolvimento de novos produtos (NPD), os alunos irão aprender como usar um NPD metodológico. Os alunos irão colocar em prática o novo processo de desenvolvimento de produto e/ou serviço.
Depois de identificarem as necessidades do mercado não cumpridas, os alunos irão desenvolver novos produtos/serviços para atenderem a estas necessidades. Este curso irá discutir o processo de concepção de novos produtos/serviços e como usar métodos analíticos NPD para reduzir os riscos e melhorar as possibilidades de lançamento no mercado bem-sucedido.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Introduction to NPD and the VCW
Definição e decisão do problema
Aula de impressão: VCW na vida real - exemplos, aplicações, etc
Orador(es) convidado(s)
Criação de equipe
Validação com os "clientes"
Exercício VCW
NPD FAIR
Sessão de Comentários e esclarecimentos sobre dúvidas
Oradores convidados
Apresentações finais da equipe
Classe de maquiagem
Bibliografia
nderson, C. (2013), Como dar uma apresentação assassina, HBR, 91 (6), 121-125.
Bowman, C., & Ambrosini, V. (2000). Criação de Valor versus Captura de Valor: Rumo a uma Definição Coerente de Valor na Estratégia. British Journal of Management, 11 (1), 1-15.
Bughin, J. e Copeland, T.E., "O Ciclo Virtuoso da Criação de Valor para o Acionista", McKinsey Quarterly, No. 2, 1997.
Daniel, L., & Klein, J. (2014). Agendas de inovação: a ambigüidade da criação de valor. Prometheus 32 (1), 23-47.
Garcia-Castro, R., & Aguilera, R. V. (2015). Criação e Apropriação de Valor Incremental em um Mundo com Múltiplas Partes Interessadas. Strategic Management Journal, 36 (1), 137-147.
Jacobides, M.G., Knudsen, T., & Augier, M. (2006). Beneficiar da inovação: criação de valor, apropriação de valor e papel das arquiteturas da indústria. Research Policy, 35 (8), 1200-1221.
Payne, A.F., Storbacka, K., & Frow, P. (2007). Gerenciando a co-criação de valor. Jornal da Academia de Ciências de Marketing, 36 (1), 83-96.
R., Amit, & C. Zott, (2012), Criando valor através da inovação de modelo de negócios, MIT SMR, 53 (3), 41-49
Smith, J. B., & Colgate, M. (2007). Criação de Valor do Cliente: Um Quadro Prático. Journal of Marketing Theory and Practice, 15 (1), 7-23.
S. Blank (2013), Por que o lean start-up muda tudo, HBR, 91 (5), 63-72.
Método de ensino
Há duas aulas por semana, sendo que cada classe é de 1h20m. As aulas consistem em discussões sobre a teoria e suas aplicações. Por favor, tente entender que o nível de mestrado espera-se para se que se envolva, participe, questione e faça exercícios NPD em aula.
A fim de fornecer conselhos práticos e ajudar a lançar os alunos para um caminho NPD bem sucedido, vamos usar vários estudos de caso e vídeos como um apoio. Algumas aulas serão inteiramente reservadas para o desenvolvimento do curso.
Método de avaliação
-Participação nas aulas: 10%
-Resumos individuais do processo de NPD escritos à mão (máximo de 10 páginas): 10%
-Ideia NPD Individual (utilizando como base os dados de recursos da biblioteca do banco de dados, por exemplo: "Passaporte"): 10%
-Apresentação do grupo final: 15%
-Relatório final do grupo (incluindo o feedback dos colegas e NPD justo): 15%
-Exame final: 40%
Exige-se, pelo menos, um grau de 8/20 em todos as seis componentes anteriores e um mínimo de 10/20 geral para passar de curso. Ajustes de 2 pontos na nota final (em qualquer direção) podem ser feitos, com base em outras informações disponíveis, tais como a contribuição para o curso do grupo. As regras gerais da Universidade aplicar-se-ão em caso de desonestidade académica e em qualquer situação não prevista no texto acima.