
Estratégias de Preços
Código
2351
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
José Jacinto Patacas de Aragão Mata
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O preço é uma das ferramentas mais poderosas que os gestores têm disponíveis para aumentarem os lucros e o valor das suas empresas. No entanto, este potencial não explorado muitas vezes repousa, como muitos gestores não têm uma compreensão clara de como aperfeiçoar práticas de preços habituais da própria empresa. Este curso visa prepará-lo para abordar questões estratégicas e táticas de preços e para a identificação de mudanças nas práticas de fixação de preços que podem levar a melhorias dos lucros firmes.
Este deve ser relevante para um grande número de postos de trabalho que o aluno pode segurar durante toda a sua carreira, como produto e gerente de marketing, mas também gerente de unidade de negócios, consultor de gestão e empresário. O curso irá familiarizá-lo com os conceitos e teorias que são mais relevantes para as questões-chave na fixação de preços, juntamente com a sua aplicação para a solução de problemas de preços. Além disso, o projeto de curso lhe dará uma oportunidade para aplicar os conceitos aprendidos para fazer a sua própria avaliação da estratégia de preços ou as táticas utilizadas por uma empresa à sua escolha.
Pré-requisitos
Conteúdo
-Toma de decisões de preços;
-Valor e preços;
-Estrutura de preços;
-Comunicação de valor;
-A política de preços;
-Níveis de Preços;
-Custos e suas relações com os preços;
-Análise financeira de decisões de preços;
-Concorrência;
Bibliografia
Método de ensino
O curso inclui palestras, discussões de casos e um projeto de curso. Casos a serem discutidos em sala de aula serão publicados no Web site do curso. Está prevista a leitura dos casos perante a classe correspondente (veja abaixo) e a presença em aula para a discussão de cada caso. Um projeto do curso, analisando as práticas tarifárias específicas de uma empresa real, em que deve ser desenvolvido em grupo e apresentado para a classe.
Método de avaliação
A nota geral do curso será baseada no seguinte:
-Projeto de Curso (Grupo): 30%
-Comente sobre um artigo (Individual): 10%
-Participação em sala de aula (Individual): 10%
-Exame escrito (Individual): 50%