
Negócios e Economia Marítima
Código
2392
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Jorge Roque de Pinho d´Almeida
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Entender como funciona o mercado de transporte marítimo a partir das perspetivas económicas e empresariais, analisar a relação entre os países de comércio, indústrias, mercados, tecnologias e políticas nacionais e internacionais.
Pré-requisitos
Conteúdo
A organização do mercado de transporte marítimo, contém sistemas comerciais e de transporte por via marítima, granel e transportes marítimos regulares. Expedições de ciclos de mercado e os riscos de envio: oferta, demanda e mecanismos de taxa de frete, ainda índices de carga e derivados. Financiamento de navios: organização e gestão portuária, intermodalidade e co- modalidade e questões regulamentares e políticas ambientais.
Bibliografia
Método de ensino
As aulas incluem palestras com recursos visuais, brocas e altifalantes externos sobre temas específicos e apresentações dos alunos da primeira missão.
Método de avaliação
-Dois trabalhos escritos contam para 70% da nota final;
-A participação da classe vai contar para 30% da nota final;
Obs: não haverá exame final.