Nova School of Business and Economics

Gestão de Mudanças e Processos

Código

2436

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Alper Nakkas

Língua de ensino

Objectivos

Desde os anos 1990, numerosas organizações ao redor do mundo adotaram o "processo de negócios" na perspetiva das operações para melhorarem significativamente as suas operações, o mercado e desempenho financeiro. Exemplos de processos de negócio incluem o atendimento de pedidos em empresas de manufatura e restaurantes de fast-food, o tratamento do paciente em hospitais, o processamento de empréstimos em bancos, e chamadas de clientes em call centers. As organizações, agora, mais do que nunca, procuram gestores de valor, com uma perspectiva transversal de processos de negócios funcionais. Iniciativas de melhoria de processos de negócios formam a espinha dorsal de várias iniciativas chave, de mudança organizacional, tais como a TQM, a Reengenharia de Processos e campanhas Six-Sigma.

Pré-requisitos

Conteúdo

Bibliografia

Método de ensino

Há duas aulas por semana, sendo que cada classe é de 1h20m. As palestras serão uma forma predominante de apresentação e serão complementadas pela discussão de estudos de caso, exercícios em aula e/ou projetos de discussão. O aprendizado em sala de aula é baseado na interação entre os membros da turma (incluindo o instrutor). A preparação para cada caso, projetos de análise e participação ativa na discussão em aula são fundamentais quando estamos para aprender uns com os outros (grupos, dependendo do número de alunos) para facilitar a aprendizagem, em particular para a análise de casos e projetos e estudos de caso em discussão.

Método de avaliação

40% do grau serão avaliados através dos trabalhos de grupo e 60% serão avaliados a nível individual.

A nota do curso será determinada da seguinte forma:
-Analise de casos por escrito (em grupo)- 45% (3 a 15% cada)
-Participação (individual) 10%
-Exame final (individual) 45%

Cursos